Dúvidas mais Frequentes

Neste módulo você encontra diversos modelos de documentos, listagem com as dúvidas mais frequentes e ainda pode ver a tabela de custas e emolumentos aplicadas para os nossos serviços.

Registro de Imóveis

Por que em alguns Cartórios a certidão de matrícula não é entregue no mesmo dia?

Alguns Cartórios não expedem certidão de matrícula “na hora”, visando garantir a segurança da informação da certidão emitida.

Quais os documentos que necessitam ter a firma reconhecida?

- Instrumento particular em geral (exceto no âmbito do Sistema Financeiro da Habitação);

 

- Instrumento particular de quitação;

 

- Certidão de nascimento;

 

- Certidão de casamento;

 

- E, em escrituras públicas lavradas fora da Comarca.

Qual o prazo de expedição de uma certidão negativa de propriedade?

05 (cinco) dias úteis.

Qual o prazo de uma certidão de propriedade com negativa de ônus?

05 (cinco) dias úteis.

Qual o prazo para expedição de uma certidão de matrícula?

01 (um) dia útil.

Qual o prazo para expedição de uma certidão vintenária?

05 (cinco) dias úteis.

Quando o título é devolvido com exigências o depósito fica retido?

Não. O valor do depósito é devolvido, descontando-se o valor da prenotação (quando a devolução ocorre até 15 dias de seu ingresso), e, integralmente (quando a devolução ocorre posteriormente aos 15 dias de seu ingresso).

Quanto à forma, como as certidões se apresentam?

- Inteiro teor;

 

- Breve relatório;

 

- Negativa;

 

- Positiva;

 

- Vintenária e etc.

Quem pode requerer certidão junto ao Cartório de Registro de Imóveis?

Qualquer pessoa pode requerer certidões de registros dos atos praticados, sem ter que declinar ao Oficial as razões ou motivos do pedido. (Artigo 17, Lei nº. 6015/1973).

Registro de Imóveis


É o ato de registrar o imóvel que dá ao seu titular o direito de usá-lo da maneira como desejar, em proveito próprio, disponibilizando para locação, doação ou como garantia de dívidas. Portanto, registrar o imóvel é ser seu "dono" sem nenhuma duvida, com toda a segurança jurídica.
O Registro de Imóveis é o repositório de informações sobre as situações jurídicas relativas a bens imóveis.
Pelo registro se constituem, se alteram e se extinguem os direitos reais sobre imóveis. Sua missão essencial é prover a publicidade de todas as informações concernentes à propriedade imóvel, revestindo-as com o caráter de autenticidade, oficialidade e eficácia para produzir todos os efeitos.
O Registro retrata, com segurança e autenticidade, a situação jurídica de cada imóvel. Por essa razão, deve ser sempre consultado quando se trate de realizar qualquer transação que tenha por objeto bens imóveis.
Além de estabelecer o direito de propriedade, retrata o histórico completo de cada imóvel, dando pleno conhecimento, a tantos quantos solicitarem, informações sobre a titularidade e ônus que possam pesar sobre o mesmo.

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Cartório de Registro de Imóveis e Anexos de São Vicente

Rua João Ramalho,1077 - Centro
São Vicente - SP - CEP: 11310-050
Telefone: (13) 3569-5000
CNPJ: 36.587.709/0001-82

Atendimento:
De Segunda a Sexta-Feira, das 09h00 às 16h00

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